segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Educadores da RECID Floripa continuam a formação em TO


Foto para Boal

Dando continuidade ao planejamento desse ano de 2011 a RECID SC participa do Segundo Módulo do Curso de Formação de Multiplicadores de Teatro do Oprimido.
A principal linha de trabalho da RECID na região da Grande Florianópolis é a formação em Metodologia de Educação Popular, que este ano de 2011 estabeleceu parceria com Sindicatos e a Universidade Do Estado de Santa Catarina – UDESC - para a realização do curso de Teatro do Oprimido.
Em virtude dessa articulação a curso foi oferecido a todos os recidianos do estado, além é claro, dos militantes sociais, sindicais e os próprios alunos de teatro da universidade, totalmente sem custos, o que permitiu a formação de um grupo muito rico e comprometido com a multiplicação do método na sua base.
A realização do curso é um esforço da professora Dr.ª Márcia Pompeu*, que é Diretora de Extensão  do CEART – Centro de Artes da UDESC e de Ízide Fregnani que é Psicóloga de formação, formadora sindical, e Multiplicadora de Teatro do Oprimido e está sendo assessorado por Helen Sarapeck, Coringa do Centro de Teatro do Oprimido – CTO Rio.
O segundo módulo foi o momento de avaliar o processo de multiplicação em cada grupo, e a aplicação dos exercícios, Técnica, e jogos.
Foram três dias intensos de muito conhecimento e saberes trocados.
Na ocasião conhecemos o Grupo do Canto, formado por 8 mulheres do Canto da Lagoa (localidade de Florianópolis), e coordenado pela Sônia e pela Heloísa (formandas em teatro) que trouxeram a temática da opressão sofrida por uma mulher (ou milhares de mulheres) que ao sofrer violência doméstica enfrenta dificuldades para conhecer e acessar seus direitos, devido ao machismo endêmico da sociedade no modo em que ela se organiza. O grupo está sendo acompanhado há três meses e, a partir desse mês realizará os Fóruns na comunidade do Canto da Lagoa e estará presente na Mostra Cultural em Outubro quando os diversos grupos formados pelos multiplicadores desse curso apresentarão o Teatro Fórum, técnica que estamos conhecendo e aplicando nesse curso.
  

Foto para Tiririca

A Mostra Cultural marcará também o encerramento do curso.


Sandra Sangaletti
RECID Florianópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário