terça-feira, 19 de julho de 2011

São Joaquim (SC) realiza Conferência Municipal



Na próxima quinta-feira (21), o Conselho de Segurança Estadual de Santa Catarina (Consea-SC) participa da I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de São Joaquim (SC). A organização é das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento, Educação, Cultura e Desporto, de Assistência Social, da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Regional, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
 
Em São Joaquim, a conferência municipal será aberta a cooperativas, associações, conselhos comunitários, sindicatos, movimentos populares, instituições religiosas e ONGs, com o objetivo de formar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e escolher os delegados que irão representar o município nas conferências regionais e estaduais.
 
Outro objetivo será esclarecer dúvidas sobre a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O Sisan foi criado para formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.



"É a primeira vez que acontece aqui no município. Produtores rurais, pessoal de coopertivas estão entre os principais interessados em participar da conferência, isto porque acontece concomitantemente a formação do Conselho Municipal de SAN, e certamente não querem perder a oportunidade de participarem do PAA e PNAE e se beneficiarem deste modo. Para muitos, o motivo da conferência e criação do conselho vai até aí.

Nós porém, do CDH, MMC, STR vamos pautar, além da participação democrática de agricultores familiares no PAA e PNAE (que havia sido terceirizado por LHS), efetivação do DHAA (aspecto nutricional da alimentação, campanha permanente contra os agrotóxicos, transição para agroecologia, a nova política nacional assistência técnica e extensão rural e a Epagri, responsabilidade e perspectivas). Contradições, como pode existir a fome em um município produtor de alimentos?

A Recid está junto com os Movimentos, garantindo participação efetiva destas entidades de agricultores/as familiares no conselho municipal e articulação local com os gestores públicos na construção do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional."

E vamos que vamos, Companheirada! 


 Tomás Sancho da RECID- Planalto Serrano / SC




 Serviço
I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de São Joaquim (SC)
Data: 21 de julho (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Casa de Cultura - São Joaquim/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário